Depósitos continuam superlotados e sindicato relata dificuldade de entregar produtos essenciais em Teresina

O presidente do Sindicato dos Transportadores de Carga e Logística do Piauí (Sindicapi), Humberto Lopes, denunciou mais uma vez, que os depósitos das transportadoras continuam ficando superlotados de mercadorias, principalmente durante os fins de semana em Teresina, devido ao Lockdown.

. De acordo com o Presidente, as empresas têm dito dificuldade para entregar produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, após os decretos de fechamento do comércio expedidos pelo município e pelo governo do estado devido à pandemia da Covid-19.

Para  SINDICAPI, é preciso readaptar as determinações dos decretos para garantir que tudo transcorra da melhor forma durante a pandemia do coronavírus.

“As transportadoras têm as maneiras de operacionalização, mas como vamos entregar os produtos essenciais, se não podemos entregar autopeças, materiais de construção, entre outros? O que estamos pedindo é que o prefeito e o governador possam se reunir conosco para entender essa logística de distribuição e flexibilizar as permissões”, explicou.

Segundo o presidente, as transportadoras não armazenam mercadorias, apenas fazem a logística de distribuição. Com isso, muitas mercadorias ficaram acumuladas e os depósitos já não têm mais onde descarregar as cargas que chegam.

Apesar de permitir o transporte de cargas, o decreto municipal proíbe a abertura de estabelecimentos comerciais, serviços e indústrias, além de setores da construção civil. Sem a possibilidade de abrir os estabelecimentos para receber as mercadorias, os depósitos de transportadoras estão superlotados.

“Não queremos pedir a abertura de comércios, mas necessitamos que entendam que para entregar os produtos essenciais, temos que liberar os depósitos que estão lotados de outros produtos. A sociedade pode se tranquilizar, porque não existe desabastecimento”, finalizou Lopes.