Inteligência artificial identifica regiões de risco para frotas no Brasil

A Trimble Transportation Latam, líder em mobilidade de frota, lançou a funcionalidade Sugestões de Rotograma, capaz de indicar aos gestores de frota, locais que oferecem maior risco ao motorista. As informações são captadas e processadas por meio de inteligência artificial.

A funcionalidade indica no mapa regiões que apresentam reincidência de eventos, envolvendo curvas e frenagens bruscas. Com base na análise dos dados de velocidade da região de risco, a solução identifica a velocidade ideal mais frequente para o local, de acordo com o tipo de veículo: carro, caminhão ou ônibus. Depois disso, com apenas três cliques, o usuário analisa as sugestões de rotograma, podendo alterar, se necessário, de acordo com sua operação.



A solução faz parte do Módulo de Inteligência de Frota, presente no Intelligence, software para gestão estratégica da frota da Trimble que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo móvel. O usuário acessa relatórios diversos como: mapa de calor, quadro de ocorrências e outras informações de alta importância.



Segundo Renan Mendes, Gerente de Produto da Trimble Transportation Latam, “a solução otimiza o tempo de trabalho da equipe. Além disso, oferece informações relevantes para determinar locais de risco para a operação, colaborando para a prevenção de acidentes”.



A Trimble Transportation Latam anunciou recentemente o lançamento da Tassi, a primeira assistente virtual para o setor de transportes. A Tassi também está dentro do Intelligence e é a partir de informações coletadas por ela, que são geradas as Sugestões de Rotograma.

Renan afirma que a inteligência da Trimble aplicada às Sugestões de Rotograma simplifica e otimiza o trabalho dos analistas de frota. Ele explica que uma das principais dificuldades desses profissionais é criar um rotograma sem precisar ir a campo. “Por meio de uma solução baseada em inteligência artificial, ofereceremos informações precisas, que ajudam na tomada de decisões estratégicas. Isso garante uma gestão mais rentável e eficiente” explica.



Por: paranashop.com.br

Comente!